sexta-feira, 11 de março de 2011

Fica a dica...


Fonte: http://www.doisperdidos.com.br
Pelo primeira vez venho até vocês conversar sobre algo de forma não literária, entretanto não deixarei de falar de Literatura ou de Arte. Mas chega de explicações e vamos ao que interessa.
                Nos últimos meses venho assistindo muitos filmes adaptados a partir de obras literárias, influência da minha área de estudo. Há meses que me passaram o arquivo do filme brasileiro Dois Perdidos numa Noite Suja, (adaptação da peça homônima do dramaturgo, romancista, jornalista e tantas outras atribuições, Plínio Marcos), mas apesar do tempo, só hoje me veio a vontade de assisti-lo, e me arrependi de não ter visto antes, o filme é muito bom, intrigante e polêmico, com atuações memoráveis de Débora Falabella e Roberto Bomtempo, mas, para não contar mais do que devo, vou transcrever com ligeiras modificações a sinopse disponível no site oficial do filme.
                Dois Perdidos Numa Noite Suja narra o encontro explosivo de dois brasileiros que, como tantos outros imigrantes dos anos 90, trocaram a falta de perspectiva do país pela ilusão do sonho americano.
                Depois de um encontro casual, Tonho (Roberto Bomtempo) convida Paco (Débora Falabella) para dividir um galpão abandonado. Tonho é tímido, humilde, sincero. Paco é misteriosa, arrojada, agressiva. Fora a condição de estrangeiros, aparentemente não têm nada em comum. Ele está cansado de subempregos e quer voltar para o Brasil. Ela quer virar uma pop-star e vender mais discos que a Madonna. Por necessidade, falta de opção e solidão Tonho e Paco passam a viver um cotidiano infernal, fruto de ressentimento, frustrações, violência e uma inusitada história de amor.
                A convivência forçada desses dois imigrantes à margem da sociedade irá revelar de forma crua e despudorada a falência da esperança de uma vida mais digna. O desespero crescente leva Paco e Tonho a aplicarem golpes cada vez mais arriscados. A diferença de temperamentos e objetivos provoca confrontos cada vez mais violentos com um final tão doloroso quanto inesperado.
Fonte: http://www.doisperdidos.com.br

                Apesar do sucesso, Dois Perdidos Numa Noite Suja não teve indicações a prêmios internacionais, mas no Brasil ganhou o Troféu Candango do Festival de Brasília de 2002, levando os prêmios das categorias de Melhor Atriz (Débora Falabella), Melhor Diretor (José Joffily) e Melhor Roteiro (Paulo Halm). O filme ainda levou os prêmios de Melhor Atriz (Débora Falabella) no Grande Prêmio Cinema Brasil 2004, Melhor Montagem (Eduardo Escorel) e Melhor Trilha Sonora Original (David Tygel) no Festival de Gramado de 2002 e Melhor Fotografia (Nonato Estrela) no Cine-PE 2003.
                 Portanto fica a pedida para quando não se tiver o que fazer, dar esse mergulho na night Nova Yorquina, na companhia dos miseráveis Paco e Tonho.



Referências:
http://www.doisperdidos.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/2_Perdidos_numa_Noite_Suja
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%ADnio_Marcos

2 comentários:

  1. Jaécia Bezerra de Brito12 de março de 2011 às 20:41

    Fazia tempo que não me lembrava de Plínio Marcos; revendo você hoje, me atrevi a voltar pro mundo virtual, e que grato retorno, por suas mãos retornei aos anos oitenta a Plínio Marcos. Muito agradecida.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jaécia, Junto com o Nelson Rodrigues, o Plínio Marcos é um dos que mais me choca...

    ResponderExcluir